Segunda rodada já mostra times mais entrosados e tem jogos emocionantes

A segunda rodada da Copa Entre Amigos 2016 já teve cara de Libertadores. Seis partidas aconteceram no sábado (7), no Cancun. Com jogos equilibrados e muito disputados, os atletas já começam a sentir o peso do certame, colocando o coração na ponta da chuteira e deixando sangue em quadra, em alguns casos até literalmente.

Um dos destaques do dia foi a última partida, entre Trujillanos e Cerro Porteño, com um empate em 4×4, conseguido nos últimos segundos do jogo. A rodada também foi marcada por ótimas atuações dos goleiros, e erros de arbitragem que fizeram com que vários jogadores prometessem formalizar pedidos à organização para que o juiz ‘carequinha’ nunca mais apite na CEA. Foram marcados 67 gols e distribuídos oito cartões amarelos.

Veja no link o resumo dos jogos de sábado.

Boca Juniors 6 x 15 Racing

No clássico argentino do dia, a tradição do Boca não superou a força técnica do Racing. As duas equipes vinham de derrota na primeira rodada, e precisavam buscar uma vitória para acalmar os ânimos. O Racing foi melhor e derrotou a equipe da Bombonera por 15×6. Os amarelos estão sentindo o peso dos seus principais jogadores, André Constantino e Jeferson Taborda, que ainda não se encaixaram e não conseguiram mostrar o mesmo futebol dos últimos anos.

“Foi uma rodada catastrófica. O Racing jogou água no chope dos aniversariantes do dia. Queríamos uma festa, mas tivemos uma decepção. Precisamos mostrar a garra e o espírito argentinos, o que ainda não aconteceu. Ainda temos tempo, mas precisamos começar a repensar as estratégias. Agradeço ao apoio da torcida, que segue gritando ‘eu acredito’. Nós ainda acreditamos”, bradou um dos aniversariantes do dia, Heitor. O outro que comemorou mais um ano de vida com mais uma derrota no currículo foi o meteorologista, Lizandro Jacóbsen.

Tevez, craque e artilheiro da temporada passada foi o destaque do jogo, marcando oitos dos quinze gols da equipe no jogo, e assumindo a vice artilharia do torneio. “Tivemos uma boa apresentação, partindo pra cima dos adversários. Conseguimos uma boa vantagem já no primeiro tempo e depois controlamos o jogo. Agora é manter os pés no chão para a próxima partida”, destacou.

Jogadores do Boca comentaram nos bastidores que vão honrar o peso do time, e não da camisa, e irão participar mais dos churrascos do que dos jogos neste ano.

Toluca 2 x 4 Rosário Central

O Rosário Central fez a sua primeira partida na Copa Entre Amigos 2016. Depois de folgar na primeira rodada, os azuis escuros mostraram que estão com um time forte, como muitos já anteciparam vendo os nomes que integram a equipe. Os argentinos venceram o Toluca, time que vinha de vitória e amargou o primeiro resultado negativo no ano. Com Danilo, Wanderson e Harrison comandando as ações, o placar foi de 4×2 para o Rosário.

Com apenas dois gols de diferença, o jogo foi bastante equilibrado, com chances dos dois lados. Wanderson, um dos craques dos argentinos, ressaltou que a estreia foi ótima, e que o time está com muita vontade de vencer. “Talvez, no papel, outros times tenham elencos melhores que o nosso, mas a nossa garra de vencer e a união da equipe vai igualar o nível técnico de qualquer um”.

Pelo lado dos bordôs, restou lamentar a primeira derrota do ano. “Pecamos muito nas finalizações e eles tiveram alguns lances de sorte. Além disso, o adversário é uma equipe muito forte e contou com uma ótima atuação do goleiro. Para voltar a vencer, precisamos mudar a postura na marcação e melhorar as finalizações”, ponderou o goleiro Favretto, do Toluca.

Um dos destaques do jogo foi o goleiro Sérgio, do Rosário, que fez ótimas defesas, ajudando a equipe a estrear com vitória na Copa Entre Amigos 2016.

Emelec 4 x 9 Atlético Nacional

O Atlético Nacional reverteu a situação de derrota no sábado passado e venceu bem a equipe do Emelec, que acumulou a segunda derrota seguida e já começa a dar sinais de crise. Em ótima atuação de Padilha, que confessou ter emagrecido e recuperado a boa forma física para este ano, os Narcos venceram bem, com cinco gols de vantagem sobre os cinzas.

Um dos atletas estreantes da CEA, o jogador Klaus, dos equatorianos, avaliou o mau momento do time e ressaltou que as mudanças precisam acontecer. “Os resultados negativos preocupam. Precisamos reverter a situação, para que os outros times não se distanciem muito. Ainda precisamos de alguns ajustes na disposição tática do time. Por outro lado, as lesões que assolam o elenco preocupam também para o andamento do campeonato”.

Pelo lado colombiano da coisa, o tom foi de comemoração, já que o time já tinha jogado bem na primeira rodada, mas foi derrotado nos detalhes pelo Olímpia. “No primeiro jogo, tivemos também uma ótima atuação. Mas os desfalques, e talvez o nervosismo da estreia, nos atrapalharam. Nesta rodada nos concentramos, tivemos o time completo, e buscamos a vitória do início ao fim. Estou muito confiante na equipe, que deve melhorar o entrosamento nas próximas exibições. Gols e vitórias são consequências do bom trabalho feito dentro de quadra”, reiterou Cássio, irmão do Heitor, e fixo dos usuários.

Regi, dos verdes, protagonizou um dos lances confusos de um dos árbitros mais perdidos que a CEA já viu. Após dar um carrinho criminoso em Pigor, no início do jogo, Regi recebeu o primeiro amarelo. No segundo tempo, após mais uma falta dura em Sorín, o árbitro foi para a frente do Careca, tirou o amarelo do bolso e, quando iria mostrá-lo e expulsar Regi, guardou. A torcida foi à loucura com a indecisão da arbitragem, que talvez tenha reconhecido em Regi um irmão sem cabelo. Torcedores cogitaram que o atleta narcótico tenha oferecido favores extra campo ao árbitro. “Só pedi a ele para reavaliar a decisão. Argumentei que ele estava errando demais e que iria cometer mais um erro que me tiraria da partida. Ele acreditou”, contou entre risos, Regi. O lance rendeu reclamações na súmula da partida por parte da equipe do Emelec.

Cobresal 3 x 10 River Plate

Pressionados pelos maus resultados no final de semana anterior, River Plate e Cobresal entraram em campo em busca da primeira vitória. Em mais uma demonstração de que vai ter que se superar muito se quiser algo a mais do que a lanterna nesta Copa Entre Amigos de 2016, o Cobresal foi goleado pela segunda vez, em dois jogos no campeonato. O River Plate venceu os laranjas por 10×3, conquistando a primeira vitória deste ano no torneio.

Apesar de desfalcado pelo seu principal atleta, Albano, que se tornou o mais novo ‘papai’ da Copa, e pelo hermano Sebá, o River passou por cima, com boa atuação. Léo, defensor dos argentinos, avaliou o resultado. “Foi uma boa apresentação. Soubemos usar os momentos do jogo para construir o resultado. Agora temos que manter a empolgação e o entrosamento para conseguir mais resultados positivos”.

Um lance curioso do jogo foi quando o árbitro deu cartão vermelho ao goleiro Roni, que acabara de voltar de suspensão. “Fiquei assustado. Achei que viveria o pesadelo de assistir ao jogo de fora de novo e já estava pensando de onde tirarei tanto dinheiro para comprar leite. Mas ele se confundiu. Era só o amarelo. Foi um alívio e tanto”, suspirou o guarda-redes argentino. A assessoria disse que o juiz lembrou do advogado contratado pela equipe, que também defende o Fluminense, mostrando notas de dólares balançando ao vento, por isso voltou atrás, já que o lance foi muito parecido com o mesmo que gerou a expulsão do arqueiro na semana passada.

Albano, que agora dedicará as vitórias ao seu primogênito Pedro, agradeceu o empenho da equipe e falou sobre o momento. “Agora é só alegria. Ainda estou na fase de ficar babando. O Pedro está muito bem, graças a Deus. A partir de hoje, os gols que eu marcar terão comemoração no estilo Bebeto, em 94. Além das redes, o berço também vai balançar”.

Os jogadores do Cobresal evitaram a imprensa após a partida. Procurada, a assessoria enviou uma nota sucinta: “Não temos nada a declarar”.

Olímpia 4 x 2 Deportivo Cali

O Olímpia é o novo líder da Copa Entre Amigos 2016. Único time com duas vitórias nas duas primeiras rodadas (Rosário Central e Pumas também têm 100% de aproveitamento, mas só fizeram uma partida por enquanto). Em um dos jogos com maior equilíbrio técnico entre as equipes, os verde escuros e os pretos mostraram que têm dois elencos fortes para este ano.

Em um dia apagado no ataque do Deportivo, Magrão e Rato pouco apareceram. Roni Baiak, estreante na Copa e artilheiro da equipe até aqui, fez um dos dois gols do time no jogo e reclamou da desatenção inicial dos companheiros. “Entramos no jogo desligados, errando bastante. O time adversário é muito bom e soube aproveitar nossas falhas. No segundo tempo melhoramos, mas a forte marcação do Olímpia impediu nossa reação. A equipe está ciente dos erros cometidos e sabe do potencial que tem. Vamos acertar e nos manter brigando na parte de cima da tabela”.

O Olímpia assumiu a liderança após os dois resultados positivos. Nos dois jogos, o time usou da forte marcação para impedir os lances adversários. Samuel, um dos paredões pelos quais os adversários precisam passar para chegar ao gol, valorizou as atuações da equipe. “O comprometimento de todos tem feito a diferença desde os amistosos. Entendemos que não existe ataque organizado sem uma defesa sólida; e nem defesa sólida sem participação dos homens de frente na marcação. Essa é minha terceira participação na CEA e sempre tive a sorte de cair em times comprometidos e competitivos”.

Parte da vitória do Olímpia passou também pelas mãos do goleiro Brutus, que fez ótimas defesas, impedindo mais gols dos colombianos.

Trujillanos 4 x 4 Cerro Porteño

O último jogo do dia, mas de longe o mais emocionante. Cerro Porteño e Trujillanos entraram em quadra para defender a invencibilidade, já que ambas haviam vencido na primeira rodada. E os dois times tiveram sucesso no objetivo, com um empate em 4×4, com um gol do Cerro nos últimos segundos de jogo.

O Cerro Porteño começou o jogo na frente, com um gol do craque Digol. Os rosas não demoraram a empatar, com Luan Santana. “O jogo foi muito bom, com entrega das duas equipes em 100% do tempo. Equilíbrio foi o mote do embate. Um dos melhores jogos do campeonato até aqui”, resumiu De Lara, jogador do Trujillanos.

Os vermelhos não se entregaram e foram para cima. Edno, goleiro artilheiro, marcou depois de cobrança de escanteio, diminuindo a desvantagem. Faltando menos de um minuto para o fim do jogo, com 4×3 no placar, Tanque lançou Jeffjornal, que deu um pique e conseguiu fazer o cruzamento; Digol, em um carrinho, empatou o placar, deixando o resultado com o equilíbrio que a partida demonstrou.“Foi um jogo bastante complicado. Mas mostramos que não desistimos, não importam as condições. O time lutou até o fim. Sabíamos que a derrota não seria o resultado mais justo e brigamos para que ela não acontecesse”, declarou Edno, goleiro dos vermelhos, autor de um dos gols da partida. Questionado sobre a artilharia entre os goleiros, com dois tentos já anotados, mais do que a maioria dos jogadores do campeonato, Edno foi humilde. “Os gols saíram nestes dois primeiros jogos, e gosto de ajudar o time balançando as redes, mas minha função principal é não deixar que o nosso gol seja atingido e é para isso que trabalho todos os dias”, finalizou.

O jogo também foi marcado desde o início por erros gritantes da arbitragem, que comprometeu o andamento da partida, causando até discussões entre os times. De Lara avaliou a situação. “Foi uma atuação terrível, tanto disciplinarmente quando tecnicamente. O juiz pareceu não conhecer regras básicas do futsal. Pelo bem da Copa Entre Amigos, ele não deveria mais apitar nossos jogos”.

Além de Cerro Porteño e Trujillanos, Emelec, Atlético Nacional e Boca Juniors registraram queixas em relação ao árbitro da quadra 1, neste fim de semana. O nome do juiz não foi divulgado por questões de segurança.

Opinião da torcida

Paola Wosch, filha do Sérgio (goleiro do Rosário), é quem nos mandou o depoimento desta semana. Paola participa da Copa Entre Amigos desde o início dos jogos, pois a Copa surgiu como ideia de família, com o tio Maurício Wosch. Ela é espectadora e torcedora assídua da CEA, marcando presença em quase todos os sábados nas quadra do Cancun.

“A Copa Entre Amigos é um evento muito divertido, que começou como um campeonato pequeno e hoje reúne um grande número de amigos, formando uma grande família. Acompanho a CEA há nove anos (todos os sábados), e acho que o mais divertido é ver que a cada ano o evento cresce, as família participando aumentam, e a ‘arquibancada’ fica pequena para o tanto de gente que quer acompanhar a festa. O resultado dos jogos é o que menos importa, na realidade. A diversão, as risadas, a amizade que cresce ali todos os anos, ver os participantes tentando superar seus limites, é isso o que conta de verdade” – Paola Wosch

Churrasco e cervejas especiais

Como todos já sabem, o Clube do Malte, um dos patrocinadores do nosso torneio, está presenteando as equipes com kits promocionais de cervejas especiais. Por decisão da Organização, desde a última rodada, os responsáveis pelo churrasco serão os presenteados do dia. Neste segundo sábado de partidas, o Boca Juniors foi o organizador do pão com linguiça e, portanto, teve o prazer de desfrutar das cervejas requintadas. O jogador Krystopher foi quem levou o mimo para casa. O próximo churrasco, no dia 14/05, será organizado pelo time do Racing.

Achados e perdidos

Como é de costume, todas as rodadas alguém perde algo nas quadras do Cancun. Desta vez, uma jaqueta preta de nylon, da marca Adidas, ficou por lá. Quem for o dono, deve procurar o Leocádio ou alguém da organização para reaver o objeto.

*As fotos do sábado estão sendo finalizadas pelo Padilha e logo estarão disponíveis no site.

Jeferson Nunes

Coordenação de Comunicação

Copa Entre Amigos 2016

 

[envira-gallery id=”1888″]

Related Images:

Comentários

Comentários