Copa Entre Amigos 2016 começa em grande estilo, com jogos acirrados e muita diversão

A primeira rodada da Copa Entre Amigos 2016, disputada no último sábado (02.05), no Cancun, em Curitiba, agitou as equipes e a torcida. Em um clima de amizade e descontração fora das quatro linhas, jogadores, torcedores e admiradores participaram da festa. Dentro de quadra, os jogos foram limpos, com muita rivalidade e garra demonstradas pelas equipes. Seis jogos aconteceram, com 64 gols, oito cartões amarelos e um vermelho, totalizando dez caixas de leite já de saldo a serem doadas pelos jogadores advertidos.

Veja abaixo uma síntese dos jogos que marcaram esta primeira rodada: 

Racing 1 x 4 Trujillanos

Uma das partidas das 8h30, às primeiras do sábado, teve em quadra as equipes rosa e azul claro. Trujillanos e Racing entraram em quadra com o frio da manhã, mas com as canelas quentes para a estreia no campeonato. Os venezuelanos levaram a melhor sobre os argentinos, começando o ano com vitória, em um jogo bastante equilibrado.

O técnico do Trujillanos, Magu, que já está sendo chamado de Maguardiola, fez uma avaliação desta primeira apresentação da equipe no ano. “Foi um jogo muito bom, com marcação forte. O time deles é rápido e tem bons jogadores, como o craque da temporada passada, Tevez. Nosso time aproveitou as oportunidades de gol, principalmente em contra-ataques, e contamos com uma excelente atuação do nosso arqueiro, Chapecó. Ainda temos pontos a melhorar, mas com certeza entraremos melhores nas próximas partidas”.

Badaz, jogador dos azuis, valorizou o empenho do time, mesmo com o resultado adverso. “O time estreou bem, mesmo com a derrota, que não refletiu em nada o que foi a partida. Infelizmente, a atuação dos adversários teve méritos e mais um dia inspirado do arqueiro Chapecó, que já mostrou que deve brigar mais uma vez para ser o goleiro menos vazado da Copa”, ponderou.

Pumas 4 x 2 Emelec

Quem assistiu à partida entre Pumas e Emelec viu muito equilíbrio dentro de quadra, tanto que o placar terminou com apenas dois gols de diferença. Os dois times começaram o jogo sem arriscar muito, estudando o adversário. Poucas chances foram criadas pelas duas equipes, até a entrada do pivô Allison, jogador do Pumas, que conseguiu dar mais ritmo ao time e desequilibrar a partida. O primeiro gol saiu em uma jogada confusa, quando atletas do Emelec pararam em quadra pensando que a arbitragem havia apitado algo, porém o lance seguiu e o gol saiu.

“O fato de eu ter uma amizade pessoal com o Gito, goleiro do Pumas, que é um senhor muito bonito, com olhos azuis e uma técnica que pouco se vê em quadra, não tem nada a ver com o lance. Eu não apitei, assim como o Eduardo Cunha não tem contas na Suíça (risos). Quem afirmar o contrário está faltando com a verdade”, afirmou, declarando inocência, o juiz da partida.

“Estreamos bem. O posicionamento falhou um pouco, mas conseguimos segurar bem a equipe do Pumas que, para mim, é uma das melhores do campeonato. Nossa equipe tem algumas limitações, mas tenho certeza de que cada um vai dar o seu melhor e conseguiremos buscar a classificação. O mais importante já temos, a amizade e a diversão na Copa Entre Amigos”, comentou Thiago Guerra, um dos estreantes da Copa e jogador do time cinza.

O goleiro Guido, do Emelec, foi um dos destaques do jogo e impediu que o placar fosse mais elástico. Outro destaque dos cinzas foi o gol do Pigor, que não conseguiu ajudar a equipe a vencer, mas que já mostrou sua bomba atômica que costuma não falhar.

River 3 x 8 Toluca

Pela primeira vez no ano, a equipe do River Plate jogou com o elenco completo. Encarando um adversário forte, a equipe abriu o placar com um belo gol de Pacholekleklek, que driblou o goleiro antes de marcar. O River chegou a ficar a frente do placar em mais uma oportunidade, com 2×1. O primeiro tempo terminou em 2×2. Após o intervalo, o Toluca voltou com outra postura, e em menos de dois minutos virou o placar para 4×2. Os argentinos não suportaram a pressão mexicana e sofreram com os efeitos da altitude e das baixas temperaturas do sábado, sendo derrotados por 8×3.

“O time é bom e tem potencial. O maior problema foi o entrosamento; nos faltaram amistosos, o que exigiu muitas jogadas individuais. Mas prometemos melhorar”, avaliou Guigo, um dos atletas do River.

Os mexicanos, depois da boa estreia, já passam a acreditar no título. “Foi um ótimo primeiro jogo, e como é bom estrear com o pé direito. Mostramos ser um time compacto, que defende e ataca em bloco, o que confunde a defesa adversária. Claro que a expulsão do goleiro deles ajudou a termos um placar mais elástico, mas estamos confiantes em fazer um bom trabalho e chegar longe na CEA 2016”, comemorou Wellington, jogador e assessor do Toluca.

A equipe do River ainda reclamou do lance fatídico do jogo, quando o goleiro Roni foi expulso após, supostamente, ter pego a bola com a mão fora da área. “Entraremos com as medidas cabíveis. Nosso departamento jurídico já foi acionado. Caso tenhamos derrota no caso, recorreremos utilizando os advogados do Fluminense”, divulgou a assessoria.

Atlético Nacional 4 x 5 Olímpia

Um jogo de igual para igual, como o próprio placar (quase) demonstra. Com apenas um gol de diferença, a equipe do Olímpia venceu os Narcos, do Atlético Nacional, pelo placar de 5×4. A equipe preta conseguiu equilibrar bem jogadas de ataque e força na defesa, com dois gols de Weslley (que não é o safadão), que ajudaram o time a conseguir a superioridade no placar. “O jogo foi bom. Ainda podemos e temos que melhorar. O time é unido e se respeita. Ainda daremos muito trabalho nesta Copa”, ressaltou o goleiro e assessor de imprensa dos paraguaios, Brutus.

O advogado, fashionist, tomador de whisky e jogador de futebol, Leocádio Casanova, afirmou que a derrota foi um detalhe, já que o time se apresentou muito bem. “Acredito que foi um dos melhores jogos de abertura dos últimos anos, com as equipes bem organizadas e forte marcação. O placar foi decidido em detalhes. É uma lástima perdermos, pois merecíamos a vitória. Mas tenho a certeza de que faremos um ótimo campeonato, pois a equipe tem vontade de vencer e todos estão unidos em um mesmo objetivo”.

Cerro Porteño 17 x 4 Cobresal

Foi um jogo atípico. O time do Cobresal chegou preocupado às quadras devido à falta de três jogadores de seu elenco. Por pouco, a equipe não registrou um W.O. na primeira rodada. Os jogadores presentes bem que tentaram, mas não conseguiram conter o ímpeto do Cerro Porteño, que veio com tudo, abrindo 4×0 com menos de dois minutos de jogo.

“Foi um dia em que tudo deu certo. Embora a equipe adversária estivesse fragilizada pela falta de elenco, fizemos um ótimo jogo, acima das expectativas. Marcamos muitos gols, com boa movimentação e ótimas atuações. Acredito que o Cerro tenha mostrado que será um dos fortes candidatos às vagas para a fase final da CEA 2016”, declarou Jeffjornal, que marcou oito dos 17 gols da equipe, igualando o recorde de mais gols feitos em um jogo, que pertence ao maior goleador da CEA, Regi. “Foi um dia de sorte, é bom aproveitar porque isso não acontece sempre. Não busco a artilharia, busco o título junto com meus companheiros”, disse, fingindo humildade.

Pelo lado laranja, a derrota não abalou o time, que mantém uma expectativa de melhoria. “Foi um bom jogo. O placar não reflete o que aconteceu na partida. Marquei dois dos muitos gols que ainda farei neste campeonato. Afirmei e reafirmo: serei o artilheiro da CEA neste ano de 2016, embora muitos não acreditem. Quem é Jeffjornal? Jogou onde? Ganhou o quê? Agradeço o carinho da torcida pelo apoio e pela comemoração nos meus gols. Darei muitas mais alegrias a eles”, decretou O Artilheiro, também conhecido como Jeiel.

Deportivo Cali 9 x 3 Boca Juniors

O jogo até começou equilibrado, mas os verdes colombianos mostraram a força do elenco, com jogadores acima da média e com bom toque de bola. Com o comando de Magrão na frente e Nereu atrás, além do goleiro Leandro, que fez ótima partida, o Deportivo Cali venceu fácil a equipe do Boca Juniors, revertendo o resultado negativo contra a mesma equipe em um amistoso na pré-temporada.

O argentino André Constantino, campeão no ano passado com o Manchester City, demonstrou nervosismo durante o jogo, inclusive sendo agraciado com um cartão amarelo. “Já diz a máxima do futebol: treino é treino e jogo é jogo. No amistoso, vencemos. Agora, no jogo que valia os três pontos, perdemos. Fomos derrotados por uma equipe que consideramos uma das mais fortes, então não é um resultado que irá nos abalar. No ano passado, meu time perdeu as três primeiras partidas e mesmo assim nos sagramos campeões. Nosso time tem potencial e com certeza iremos corrigir os erros e demonstrar outra postura nas próximas rodadas”.

Um dos atletas mais experientes e com mais Copas no currículo, Nereu Junior falou sobre a partida. “Primeiramente temos que agradecer a Deus, pelo campeonato. Nosso time treinou bastante, conseguimos um bom entrosamento na pré-temporada. Hoje focamos no futebol, no toque de bola, no jogo coletivo. Nosso goleiro é uma peça importantíssima também. Só temos a melhorar, nosso time está muito bem cotado para este campeonato”.

*Os dados apresentados foram baseados nas súmulas das partidas e em informações repassadas pelas assessorias.

Churrasco

No primeiro churrasco organizado pelo recém criado Comitê Social, o clima foi animado, e equipes, familiares e torcida ficaram após os jogos para confraternizar. Com os jogos como tema principal, sobraram reclamações, opiniões divergentes, e muita risada para todos os lados. Com o comando de Bozo na churrasqueira, a carne e o pão com linguiça foram elogiados por muitos, embora alguns tenham apontado que foi pouco. “Vou entrar com pedido no STJD, pois só comi doze pães, um quilo e meio de carne, e meio quilo de linguiça. Essa crise chegou a todos os cantos, nem a CEA escapou”, bradou um dos jogadores “fortinhos” do torneio, que preferiu não se identificar.

Clube do Malte presenteia equipes da Copa Entre Amigos com cervejas especiais

Um dos patrocinadores da CEA 2016, o Clube do Malte, está presenteando as equipes com um kit promocional com duas cervejas especias e um copo a cada rodada. Nesta primeira, a equipe do Cobresal foi a ganhadora. A cada sábado de partidas, uma equipe receberá o kit, sem que nenhuma fique sem as biritas. Rumores circularam afirmando que os alaranjados foram escolhidos para receber o primeiro kit como prêmio de consolação, devido à derrota acachapante que a equipe sofreu (17×4) para o Cerro Porteño.

Opinião da torcida

Sempre que possível, a equipe de imprensa da Copa Entre Amigos irá entrevistar uma das pessoas que presenciou algum jogo e fez parte da rodada de alguma forma, sem que sejam os atletas. Neste primeiro sábado de jogos, a entrevistada é a torcedora do Cerro Porteño e noiva do craque Digol, Ana Paula.

Futebol, churrasco e amigos! Finalmente começou mais uma Copa Entre Amigos. O campeonato é tão divertido que até dá saudade quando acaba. Sempre que possível estou por lá. A boa convivência dos jogadores extrapola as quatro linhas, tornando um ambiente muito descontraído para nós torcedores, gerando um momento muito agradável no final de semana. A rodada inicial parece não ter dado problemas, sempre muito bem organizada, com os uniformes entregues na data estipulada e de qualidade. Acredito que um ponto positivo de sábado seja a pontualidade dos árbitros. É difícil falar sobre os jogos na primeira rodada, pois tivemos goleadas, times desfalcados, placares apertados. Vamos ver como os times se comportam daqui para frente. Não posso esquecer de comentar sobre o churrasco, acredito que agradou a todos, não só pela carne que estava uma delícia, mas principalmente pelas conversar e risadas.” Ana Paula Elias da Silva

A pedido do Leocas, aqui vai mais um pedacinho de texto, para não terminarmos com uma entrevista. Não deixe de conferir as imagens do sábado na galeria de fotos, abaixo do texto. Fim.

Jeferson Nunes

Coordenação de Comunicação

Copa Entre Amigos 2016

 

[envira-gallery id=”1439″]

Related Images:

Comentários

Comentários